Hospital Unimed-Rio

Home / Hospital Unimed-Rio
Hospital Unimed-Rio

No fim de 2016, o Hospital Unimed-Rio completou quatro anos de vida com 93% de satisfação dos clientes. Com 220 leitos, 1.850 colaboradores e 30 mil m² de estrutura, a unidade já realizou mais de 30 mil internações e 180 mil exames eletivos nesse período. No Pronto Atendimento do Hospital, inaugurado em agosto de 2015, foram 27.800 atendimentos em 2016, uma média mensal de 2.317.

 

Em 2016, o Hospital se preparou para passar pelo processo de acreditação realizado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), órgão que desenvolve um dos mais importantes e abrangentes processos de avaliação e certificação dos serviços de saúde de todo o país.

Em novembro, fomos previamente avaliados pelo Comitê da Qualidade da Unimed Federação Rio. Os avaliadores são profissionais selecionados entre as Unimeds que receberam treinamento baseado no Manual Brasileiro de Acreditação da ONA.

O título de Acreditado Pleno foi dado pela ONA em janeiro de 2017. Válida por dois anos, a acreditação confirma que, além de atender aos critérios de segurança, o HUR apresenta gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades.

Desde outubro do ano passado, os exames de imagem (radiografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética) realizados no Hospital Unimed-Rio, assim como aconteceu também nos Prontos Atendimentos, passaram a ser entregues em mídia (CD), juntamente com o laudo impresso.

Essa iniciativa reduz o uso de chapas de acetato que, se descartadas indevidamente, poluem solo e águas devido a produtos químicos e metais pesados usados na revelação. Os clientes podem optar por ter a versão impressa, caso julguem necessário ou seja um pedido do médico.

Outras novidades em 2016 foram a oferta do serviço de exames de análises clínicas para atendimento eletivo no Hospital, oferecendo dessa forma mais uma opção de laboratório para os clientes Delta e Ômega, e a realização, na unidade, dos exames periódicos, admissionais e demissionais dos colaboradores, aproveitando a estrutura já à disposição.

Em 2016, o Hospital lançou seu primeiro Programa de Residência Médica, com a oferta de quatro vagas, sendo duas em Clínica Médica e duas em Cardiologia. Foram recebidas 112 inscrições.

Também no ano passado a unidade recebeu duas turmas de estagiários em seu Programa de Estágio em Terapia Intensiva, que já acontece desde 2015. Foram recebidas cerca de 300 inscrições de estudantes de Medicina a partir do 9º período. O processo de admissão é composto por um curso preparatório para até 200 estudantes, dos quais 14 são selecionados para compor a turma de estagiários. Os estudantes participam, durante seis meses, do dia a dia das três UTI’s (UTI Geral, UTI Cirúrgica e UTI Cardiológica), com acompanhamento e orientação de médicos e coordenadores médicos.

O Hospital promoveu ainda 43 edições de sessões clínicas, onde foram apresentadas conferências com atualização científica e casos clínicos do Hospital. Um total de 863 profissionais participaram. Também foram realizados dois simpósios satélites do Hospital, um no Congresso SOCERJ e outro no Congresso SOTIERJ, com a participação de 600 pessoas, além de um Workshop Internacional em Vias Aéreas Difíceis, com a participação de 50 pessoas.

No segundo semestre de 2016, foi realizado o Programa de Gestão de Desempenho para os médicos do Hospital. O objetivo do programa é orientar, acompanhar e atuar no desenvolvimento de profissionais, delegando responsabilidades e desafios. Dessa forma, é estimulada a gestão do conhecimento, a busca de resultados e o reconhecimento pelo desempenho obtido. Participaram do processo 114 médicos plantonistas, médicos rotinas e coordenadores médicos.

Distribuição total de internações por convênio (em%)

Fonte: Unimed-Rio

Distribuição total de internações de clientes Unimed por plano (em %)

Fonte: Unimed-Rio